REFLETINDO SOBRE
PROJETOS NA ESCOLA
Ao estudar sobre Projetos no módulo IV, penso que todo projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente e deve ser considerado como um processo permanente de reflexão, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
No momento em que se constrói um projeto na escola, planejamos aquilo que temos a intenção de realizar. Projetar é antever um futuro com perspectivas diferentes do presente.
Durante minha prática tenho observado que quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas. Ocorre muito essa situação, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si. Mesmo quando delimito um tema para o projeto, provavelmente acabo abordando conteúdos de outras disciplinas.
Diante de minha pouca experiência vejo que um projeto não é algo pronto e acabado. Ao longo de sua execução poderão surgir novas ideias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Quando se sugere um tema para elaborar um projeto, é importante que este seja de interesse dos alunos. Creio que fica muito mais fácil atingir as metas estabelecidas se o projeto for interessante para os alunos. A utilização de recursos tecnológicos também é muito significativa. Com eles, o trabalho pedagógico toma uma dimensão muito maior, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber.
No momento em que se constrói um projeto na escola, planejamos aquilo que temos a intenção de realizar. Projetar é antever um futuro com perspectivas diferentes do presente.
Durante minha prática tenho observado que quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas. Ocorre muito essa situação, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si. Mesmo quando delimito um tema para o projeto, provavelmente acabo abordando conteúdos de outras disciplinas.
Diante de minha pouca experiência vejo que um projeto não é algo pronto e acabado. Ao longo de sua execução poderão surgir novas ideias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Quando se sugere um tema para elaborar um projeto, é importante que este seja de interesse dos alunos. Creio que fica muito mais fácil atingir as metas estabelecidas se o projeto for interessante para os alunos. A utilização de recursos tecnológicos também é muito significativa. Com eles, o trabalho pedagógico toma uma dimensão muito maior, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber.
Durante minha prática tenho observado que quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas. Ocorre muito essa situação, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si. Mesmo quando delimito um tema para o projeto, provavelmente acabo abordando conteúdos de outras disciplinas.
Diante de minha pouca experiência vejo que um projeto não é algo pronto e acabado. Ao longo de sua execução poderão surgir novas ideias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Quando se sugere um tema para elaborar um projeto, é importante que este seja de interesse dos alunos. Creio que fica muito mais fácil atingir as metas estabelecidas se o projeto for interessante para os alunos. A utilização de recursos tecnológicos também é muito significativa. Com eles, o trabalho pedagógico toma uma dimensão muito maior, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário