9 de mai. de 2011

O que é um Descritor?

     O descritor é o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados.
     Cada tópico (Língua Portuguesa) ou tema reúne um grupo de descritores que visa à avaliação de diferentes competências do estudante. Nas oficinas  passeremos à análise dos descritores comparando-os com atividades trabalhadas em sala de aula com o material do Projeto além das Palavras (Livro A, B e C).

São 15 descritores subdivididos em 06 tópicos.
Tópico I – Procedimento de leitura
D1 - Localizar informações explícitas do texto
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto
D6 - Identificar o tema de um texto
D11 - Distinguir um fato da opinião relativa deste fato

Tópico II – Implicações do suporte, do gênero, e/ ou do Enunciador na compreensão de texto
D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.)
D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

Tópico III – Relação entre texto
D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar a informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Tópico IV – Coerência e Coesão no Processamento do Texto
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa
D8 - Estabelecer relação de causa/ conseqüência entre partes e elementos do texto
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

Tópico V – Relação entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
D14 – identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações

Tópico VI – Variação Lingüística
D10 - Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

7 comentários:

  1. Muito importante esta informação que nos da a capacidade de trabalhar com os descritores no fundamental 2 e assim conseguir extrair informações que possam fortalecer o conhecimento do educando e do educador.

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  2. Muito importante esta informação que nos da a capacidade de trabalhar com os descritores no fundamental 2 e assim conseguir extrair informações que possam fortalecer o conhecimento do educando e do educador.

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  3. Tenho que falar uma coisa!
    Isso tá uma porra

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  4. Importante trabalharmos com os descritores em portugues e matemática.

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  5. Olá!! Descritores é o mesmo objetivo específico com outra nomenclatura?????

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