12 de mar. de 2011

Orientação aos Professores do 1º Ano (Alfabettização)


Sondagem Diagnóstica

1º Ano / Ensino Fundamental

Objetivos gerais da Sondagem Diagnóstica – Ensino Fundamental

1.       A avaliação constará das seguintes atividades:

§  Atividades de escrita
§  Manipulação de materiais pedagógicos

2.       Durante as atividades orais e escritas o aluno deverá ser capaz de:

§  Conhecer  seu próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;

§  Utilizar a linguagem  oral para conversar, brincar, comunicar  e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação;

§  Reconhecer todas as letras do alfabeto;

§  Reconhecer e escrever seu nome;

§  Demonstrar conhecimento de noções básicas matemáticas como contagem, relações espaciais, etc, nas brincadeiras propostas pelo professor;

§  Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram;

§  Fazer registro espontâneo e ou dirigido para explicar a solução de problemas matemáticos;

§  Interpretar as regras dos jogos propostos, fazendo uso das mesmas no decorrer dos processos.







ESCOLA ESTADUAL PADRE ANCHIETA
 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sondagem Diagnóstica
 

 ÁREA DE CONHECIMENTO: Português
PROFESSORA:


OBJETIVOS GERAIS: Verificar as competências adquiridas afetivas, cognitivas, físicas e sociais. Contribuir para fixar conhecimentos afirmando a personalidade infantil despertando a criatividade e a iniciativa.



CONTEÚDOS:
Utiliza a linguagem com desembaraço, conta histórias e narra experiências, formula perguntas, diálogo e conversa informal. Coordenação motora ampla fina, discriminação motora visual, auditiva e perceptiva, equilíbrio, distinção dos sons, lateralidade, equilíbrio cantigas de rodas. Alfabeto, letra escrita de forma e cursiva.



METODOLOGIA: Atividades escritas, desenhos, recortes, conversas, colagens, músicas e histórias infantis.



AVALIAÇÃO: Diagnóstica contínua, diariamente para reestruturação do fazer pedagógico visando uma efetiva aprendizagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário