2 de nov. de 2010

DICAS: Como elaborar um PLANO DE AULA para qualquer disciplina.


Observação: Essas dicas são só uma sugestão para auxiliar aos estudantes de licenciatura a terem um ponto de partida. Certamente é preciso elaborar melhor para que se adeque aos seus objetivos específicos.

Os OBJETIVOS englobam seis grandes áreas:

Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.

Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo, mais ou menos cinco

COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO, mais ou menos três.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e
- EIXO TEMÁTICO quando for somente de uma parte/capítulo.

METODOLOGIA  – Aula expositiva dialógica -Vice-Versa -, exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneira breve o que vai ser trabalhado em sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO, mais ou menos três.

Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento

HABILIDADES – É o que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os vocábulos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA, mais ou menos três.

BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

(O RE significa tudo que vai reafirmar, por exemplo, se a palavra a ser usada é "Organizar" e se por acaso vc for usar "REorganizar", aí esta palavra começada com RE tem que obrigatoriamente ver fechando o plano ou o itém do plano. Igual o "REafirmar"

http://simplesmenteportugues.blogspot.com/

















Um comentário:

  1. olá Elis, sou Valquiria, coordenadora do projeto aqui em Jardim, como assumi este ano e não teve capacitação, seu blog foi de muita ajuda em alguns questionamentos... muito obrigada, caso possa entrar em contato comigo meu email:
    tinguinha_kiwi@hotmail.com
    abraços.

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